FAQ

Bom, já era mais do que hora de eu fazer um FAQ* decente
pra essa merda. Então aí vai!


1. Sobre o Autor

O Marcos é você de verdade? E as outras pessoas?
Sim e não. Eu baseei o personagem do Marcos em mim mesmo, apesar de ele ter algumas diferenças marcantes (eh? eh?). Os outros personagens são inspirados pelos meus camaradas de trabalho, mas eu não sou bom roteirista o bastante pra dizer que as personalidades são deles também.
Onde você trabalha?
O que, você acha que eu vou sair contando por aí? Tá louco! Vai que algum cliente descobre!
Bom, ok, vai, mas o que você faz exatamente?
Eu trabalho com motion graphics (a.k.a. after FX, a.k.a. vídeo. a.k.a. animação). Apesar de eu ter falado um pouco de impresso e internet em algumas tiras, isso foi só uma tentativa de deixar o DS universal, mas a verdade é que eu só trabalho com vídeo, e nunca fiz nada de impresso…
Quantas pessoas fazem o De(ath)sign?
Tecnicamente, eu faço os quadrinhos sozinho. Entretando, desde o começo eu uso o Igor (o de verdade) como Ombudsman de roteiro, e tenho ajuda de vários camaradas quando resolvo fazer animação; além disso, todo mundo contribui com histórias e idéias (para a infelicidade deles, às vezes). Porém, eu desenho, escrevo, publico no site. Já o site novo em si foi criado pelo grande camarada Chris – sem ele, você ainda estaria lendo isso naquela merda nojenta com fundo preto de amador.
Cê tem bruchove?
Vá à merda.

2. Sobre o De(ath)sign

De quanto em quanto tempo sai DS novo?
De vez em nunca. Eu comecei quase semanal, caí pra mensal, e agora é mais tempo que isso… Mas na verdade não tem nem nunca teve uma frequência exata.
Porra Marcos, porque essa merda demora tanto, seu bosta?
Bom, em parte é porque eu sou preguiçoso (BOA parte). Outro problema é falta de inspiração, principalmente porque chegou num nível que não existem mais muitas coisas com as quais eu possa fazer piada que eu já não tenha feito antes em alguma variação. Outra coisa é que o DS já existe há bastante tempo, e por mais que eu ainda me divirta fazendo, já não é mais tão legal quanto era, e eu quero começar a me dedicar a alguns outros projetos paralelos. Infelizmente, isso quer dizer que a frequência já baixa do DS vai tender a diminuir ainda mais.
Filho da puta, isso quer dizer que o DS vai acabar??
Não, calma, caralho. Calma. Respira. O DS não vai acabar, só vai ficar AINDA mais lerdo. A idéia é voltar ao formato de histórias isoladas assim que possível, e soltar coisa quando eu tiver inspiração. O que, honestamente, não vai ser muito diferente dos últimos tempos. Honestamente, eu sugiro que você siga o twitter ou entre no grupo pra receber aviso dos updates ao invés de entrar no site na vã esperança que tenha coisa nova, ver que não tem, se embebedar e cair em depressão profunda enquanto questiona a validade do universo e suas escolhas na vida. Já chega eu.
Porra. Tá. Bom, e me diz uma coisa, como você desenha o DS?
O DS é totalmente ecológico e sustentável, o que quer dizer que eu tenho preguiça de scanear papel, então desenho tudo direto no digital. Eu uso uma tablet Wacom Graphire 4, e desenho no Photoshop. Tudo é direto num templatezinho que eu fiz e uso há anos, inclusive o roteiro, que eu costumo já fazer enquanto penso no layout dos quadrinhos.
E você não ganha dinheiro com esse treco?
Não. Eu criei o DS pra me divertir e me manter desenhando, e uma das coisas que eu decidi no começo foi que eu não queria ganhar dinheiro com ele, pra não virar obrigação. Já pensei em fazer camisetas, mas tive preguiça demais, pra raiva do meu grande camarada Cabelo (a.k.a. Zumbib). Também pensei em fazer um botão de doações do paypal pra arrecadar uma grana pra uma Cintiq, mas quem vai ficar dando dinheiro pra vagabundo que nem eu?

3. Outras Perguntas

Cara, quero ser seu amigo! Você tem MSN?
Bixo, sem ofensa, mas não tenho paciência pra chat e coisas assim. Se você quiser alguma coisa comigo, é só mandar um email… E ter paciência. O que nos leva à próxima pergunta…
Porra, te mandei um email 2 anos, cinco meses e 3 dias atrás, e você não respondeu!
Foi mal. Eu gosto de pelo menos TENTAR ler e responder decentemente os emails que eu recebo, o que significa que se eu não estiver no estado de espírito certo, eu deixo pra depois. E depois costuma ser alguns meses…
E o twitter? Por que você não responde lá, seu pulha?
Da mesma maneira que chat, não tenho paciência pra twitter. O twitter do DS é só pra mandar aviso de update MESMO – por isso eu não sigo ninguém. Isso também significa que eu só entro no twitter pra mandar update e portanto, via de regra, nõa respondo nada do que rola lá, porque normalmente só vejo 6 meses depois.
Achei o DS legal pra caramba. Posso colocar no meu site?
Pode sim, sem problemas. Só peço pra colocar um link pro site oficial (o www.deathsign.com.br), e não alterar nada sem me perguntar antes. Mas pode perguntar também, que eu sou relativamente tranquilo quando não falo com clientes.
Que legal! Então você não quer fazer uma pareceria?
Ah… Não. Malz aí, mas como eu expliquei acima na parte da grana, o DS é pra ser algo sem compromisso pra mim, e parceria é compromisso. Você pode postar os quadrinhos no seu site como quiser, mas não me peça pra fazer um especial, porque provavelmente eu não vou. Por preguiça.
Aw… Bom, quer trocar banners então?
Putz cara, melhor não. Eu tenho uma página de links, mas nem sei se alguém entra. Ou já entrou. Não quero colocar banners nem links na página principal, então acho sacanagem mandar coisa minha pros outros postarem e não reciprocar.
Você é lindo! Quero ter seus filhos!!1!!1!!
Isso não é uma pergunta! E desculpe, garotas (e garotos, talvez, sei lá), mas sou comprometido e apaixonado pela minha amada senhorita M. Sim, ela tem a mesma inicial que eu.

*FAQ: Frequently Asked Questions, ou Perguntas Frequentemente Perguntadas. Mas PFP parece um fanho pedindo o console portátil da Sony.